Escolha uma Página

Não suportar a si mesmo de alguma forma está ligado ao suicídio?

Segundo a psicanálise o suicídio é a busca de proteção, principalmente ao retorno dos cuidados antes do nascimento, lá no útero, isto é, voltar aos cuidados maternos (Freud).

A seguir duas formas de mortes, a primeira clínica e a segunda do cuidador:

– Nos atendimentos domiciliares a dor e frustração dos familiares é evidente em relação aos doentes (pessoas), principalmente dos mais próximos que não suportam a transformação daqueles portadores do mal de Alzheimer, e também dos que sofrem com o AVC.

A maioria das pessoas (doentes) visitadas trazem como principal queixa a solidão, isto mesmo, dizem que não suportam o silêncio, pois os mais próximos não dialogam, apenas exigem o retorno daquele que não é mais o mesmo.

A esperança dos familiares em recuperar o paciente é desesperadora, tentam de tudo, como não conseguem o objetivo, inconscientemente partem para a violência.

Como ajudar os familiares e principalmente a pessoa doente? Parece simples a resposta, mas acolher e escutar é o princípio do tratamento.

Neste texto falo de dois assuntos que de alguma forma se encontram, pois se pensarmos naqueles que foram violentados tanto fisicamente, como psicologicamente chegam no extremo de não suportar a dor da rejeição culminando, portanto, o suicídio.