Escolha uma Página

A comunicação é composta de emissor e receptor, porém as palavras podem soar de forma equivocada, algumas com delicadeza outras objetivas e sinceras.

A de forma delicada e cuidadosa aparenta para alguns hipócrita e falsa, a objetiva, sincera acentua a agressividade.

Claro que aqueles que usam a forma mais delicada ficam em cima do muro, pois os sinceros ficam em uma posição extrema em defender as suas ideias.

A sinceridade tem um preço, pois a franqueza é prejudicial. Por exemplo, ao encontrar um amigo, com o rosto machucado, falar: “ Puxa, você apanhou de quem? Aliás quase todos os dias? ”, estará sendo sincera, mas insensível.

O ser humano é vaidoso e caso sentir ofensa por alguma palavra ou atitude do outro, acabará devolvendo uma postura negativa em relação a essa pessoa.

Quando nos expressamos, o cuidado com as palavras e posturas é de extrema importância, pois são elas que atingirão os interlocutores positivamente ou negativamente. No processo de comunicação, a recepção é tão importante quanto a emissão de sinais.

Temos que lembrar a comunicação sem ruído é bem melhor do que a com ruído, a ideia é melhorar as relações sem o narcisismo exagerado.