Escolha uma Página

A depressão é uma doença adquirida ou se instala ao longo da vida?

A depressão é um grande transtorno moderno no que diz a respeito à saúde mental. É, segundo Nedley (In Revista Vida e Saúde, 2009, p. 10), causada por um distresse mental. Distresse é o estresse prejudicial ou desagradável e estresse é o estado de ansiedade, medo, preocupação ou agitação com resultados psicológicos negativos e doloridos. Uma definição, segundo Cembrowick e Kingham (2003), foi dada por Sir Audrey Lewis nos anos 50, ele diz que as pessoas deprimidas ficam tristes e doentes com sua tristeza.

Conforme Cembrowick e Kingham (IBIDEM, p. 26 e 27) existem alguns tipos de depressão, tais como:

Primaria e secundária: primária significa que a doença se desenvolveu por si só, secundária é quando a depressão é causada por outra doença.

Depressão neurótica e depressão psicótica: a neurótica significa que não importa o quanto está doente a pessoa está sempre em contato com a realidade, já a psicótica a pessoa perde o contato com a realidade, ou suas crenças podem variar da normalidade do indivíduo.

Depressão endógena e exógena: essa terminologia é pouco usada, mas endógena refere-se à depressão que vem de dentro, sem uma causa obvia, já a exógena quando a doença aparece em função de um evento estressante, como a morte de um ente.

Transtorno afetivo unipolar e bipolar: depressão unipolar significa uma doença depressiva que aconteceu em uma pessoa que experimenta tanto o humor normal como o deprimido. Bipolar, por outro lado, é quando a pessoa experimenta em diferentes momentos humor normal, deprimido e alto ou alvoroçado.

Há algumas pessoas que detestam a solidão, sensação de abandono e infelicidade. Dependendo do estado de espírito, esses sentimentos podem produzir melancolia e medo. Sentimentos de impotência perante as situações e sentimento de perda são as causas mais frequentes e marcantes da depressão. Tudo isso depende da escala de valores que atribuímos às coisas. Se perdemos algo que consideramos essencial ou importante, podemos manifestar ou não a depressão.

Como Curar a Depressão?

Algumas formas de tratamento têm o papel muito importante por ajudar a reduzir o desagrado da doença e acelerar a recuperação, tais como: a psicoterapia e a farmacologia. (CEMBROWICK e KINGHAM, 2003)

Ilutração por Laion Pessôa Sobrinho