Escolha uma Página

Confiar o que isto significa? É o mesmo que política?
Hoje em dia as pessoas quando querem algo e buscam evitar conflitos usam do termo “ é melhor fazer política”…
Mas o que é política afinal?
De acordo com o dicionário Houaiss existem diversas definições, no contexto do tema abordado o melhor conceito é “a boa capacidade de relacionar com os outros”.
Esta capacidade de se relacionar com o outro é fundamental para a nossa promoção no mundo, é a partir daí que o indivíduo se estabelece na família, na escola, no trabalho e na sociedade como um todo.
Voltando ao assunto da confiança é padrão aprendermos através de grupos, a maioria dos indivíduos inicia e tem como modelo a família ou igreja, grupos espirituais, comunidade, partidos e outros.
Quando temos pessoas as quais aprendemos a confiar, é natural, que sigamos os seus ensinamentos e ainda compartilhamos aquilo que de algum modo produziu o nosso bem-estar, mas quando estes modelos ou ídolos não cumprem aquilo que dizem, despertam a desconfiança produzindo, portanto, doenças psicológicas. Esses líderes não se importam quando se envolvem em situações que causam danos a vidas, pois pensam que são deuses, inabaláveis. Infelizmente aqueles que usam da fé, da política com mentiras e abusos são pessoas consideradas doentes, do ponto de vista psicológico e psiquiátrico.
Aqueles que se tornaram líderes ou são legitimados, necessitam da ajuda psicológica ou psiquiátrica para aprenderem a lidar com o prestígio, a admiração, a fama.

Psicólogo Geovan Farias de Lira