O que isto significa? É algo que a pessoa nasce? Ou é decorrente de uma doença psíquica?
Este assunto é muito profundo, pois quando um indivíduo possui qualquer doença psicológica, é fato, que a família sofre.
O surto pode ser um descontrole, de forma que assusta a todos ou ainda falas desconexas com a realidade misturada com agressões verbais e físicas, machucando a si e os outros com gritos e atitudes jamais vista.
O maior problema é quando o indivíduo sai da realidade arremessando tudo e todos, iniciam com um descontrole pelo barulho, uma música mais alta, um choro de criança, alguém falando um pouco mais alto, uma discórdia e se acentua transformando um nada em algo extremamente importante envolvendo todos e muitas vezes o resultado é uma tragédia.
Normalmente os indivíduos com este transtorno pode ser chamado de transtorno explosivo intermitente.
A tendência de haver outras comorbidades pode ocorrer como uma depressão associada a uma ansiedade, às vezes o assunto pode se encerrar apenas com um diálogo ou pedido de desculpa, mas infelizmente quando isto não é tratado com psicoterapia e se necessário com remédios se torna algo irreversível, pois esses indivíduos não aceitam o erro e continuam no narcisismo patológico se transformando em um problema, não aceitando sugestões de ninguém e muito menos de um profissional.