Escolha uma Página

A psicoterapia é um investimento para mudar? Ou compreender o outro ou a si mesmo? Qual é o resultado de um processo muitas vezes longo?

                             

                                             Psicoterapia

  • Sim. A psicoterapia é um investimento para mudar, mas não somente para os outros, mas principalmente para si, é um lugar onde se  revela através de uma escuta encobertas por uma repressão, violência ou idiossincrasia.

                                            Compreensão

  • A partir do momento que suspendo os meus juízos e me abro para o novo, existe a  possibilidade de uma compreensão e um amor próprio, sem a necessidade de viver em defesa do que eu penso de mim ou que os outros pensarão, há o início de  uma nova forma de viver e ainda lidar com a minha doença psicológica e as minhas dificuldades pessoais ou interpessoais, se abrindo para a empatia, às vezes se colocando no lugar do outro, sem esquecer de si.

                                    Resultado

  • O resultado é impressionante, quando eu desejo a psicoterapia ou a mudança em um tratamento psicológico, logo na primeira sessão o corpo fala, é como se fosse uma febre que expulsa a bactéria, e na psicoterapia é a alma que deseja o novo, óbvio que para alguns o processo é longo, pois compreender que poderá mudar é uma dificuldade tremenda, porque sempre viveram em função daquilo que os outros queriam e romper os tentáculos não é fácil, ou  seja, se ouvir e escutar o inconsciente é um pouco difícil em função de um círculo vicioso de não pensar, e apenas obedecer. Na psicoterapia existe a oportunidade de reconhecer os meus atos e validar a minha felicidade, cuidando de si para, de fato, ser no mundo.

A procura de um bom psicólogo ajuda muito a esclarecer alguns pontos e pode ser que seja necessário a mudança de profissional quando a mudança requerida não se conclua.