Projeto Luz
Realizar atendimento de aconselhamento às instituições de educação, esporte e saúde.
A Consultoria Luz – Mediação de Conflitos, tem como objetivo:
- Orientar
- Promover o autoconhecimento
- Auxiliar na compreensão do comportamento
- Estimular enfrentamentos
- Estimular a empatia
- Melhorar as relações humanas, o diálogo e o respeito
Atualmente, com o avanço da desestabilização das relações humanas, os profissionais da educação e as famílias necessitam de um apoio especializado.
A psicoterapia possui técnicas para nortear a compreensão das relações humanas. As técnicas estão baseadas na escuta, observação e linguagem com o objetivo de recordar, raciocinar, conhecer e transformar.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais.
As doenças psicológicas e psiquiátricas são mediadas pelos psicólogos e psiquiatras. A escuta é o principal meio utilizado por esses profissionais para ajudar aqueles que sofrem.
A proposta visa promover o atendimento psicológico aos funcionários da Instituição.
O contato diário do indivíduo com seu ofício e o tempo de exercício da função, muitas vezes leva a um esgotamento profissional desencadeando o desenvolvimento da Síndrome de Burnout, um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano.
Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se desenvolve especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.
O sintoma típico da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima. O tratamento inclui o uso de antidepressivos e principalmente psicoterapia.
Os resultados esperados são:
- Melhora significativa na motivação
- Melhora nas relações humanas
- Diminuição das faltas e afastamentos médicos
- Respeito entre funcionários, alunos, pacientes, clientes
- Boa convivência
- Empatia
- Segurança
- Autoestima
- Controle da ansiedade e frustração

Geovan Farias de Lira
Psicólogo
CRP 06/50441